Descubra como a

Terapia Psicanalítica

pode transformar sua vida!

Se você está buscando terapia, a psicanálise é uma excelente escolha.

Diferente de outros métodos, a terapia psicanalítica se aprofunda nas raízes dos seus sentimentos e comportamentos, favorecendo um processo de autoconhecimento que pode transformar a maneira como você se vê e lida com a vida.

Uma das grandes vantagens da psicanálise é a oportunidade de explorar seu inconsciente, que é a parte da mente que abriga pensamentos, memórias e desejos reprimidos. Esses conteúdos afetam suas escolhas, ações, sentimentos e pensamentos sem que você tenha consciência disso.

Ao trazer esses aspectos para a consciência, você amplia sua compreensão sobre os acontecimentos passados e presentes em sua vida. Com isso, torna-se possível melhorar seus relacionamentos amorosos, familiares, profissionais, sociais e, sobretudo, fortalecer a sua relação consigo mesmo.

Nas sessões de psicanálise, utiliza-se a técnica de associação livre, que o incentiva a falar livremente sobre tudo o que vem à mente, sem censura ou roteiro. Contar sua história do seu jeito, a partir de suas escolhas de narrativas, é uma parte fundamental no método psicanalítico. Ao expressar seus pensamentos livremente, sem julgamentos e com o sigilo garantido pelo ambiente terapêutico, você pode descobrir verdades que, em geral, jamais foram reveladas.

A escuta psicanalítica distingue-se da escuta comum pela técnica, profundidade e atenção ao que não é dito, às entrelinhas, às palavras escolhidas, esquecidas, como são ordenadas nos contextos, tons, sons, silêncios, expressões e singularidades do fluxo da fala. Esse método de escuta busca entender as nuances e significados subjacentes e simbólicos através dos quais o inconsciente se revela.

Outra ferramenta importante utilizada em psicanálise é o estudo dos sonhos, que são uma via privilegiada para acessar o inconsciente. Os sonhos expressam desejos, medos e conflitos não resolvidos de forma simbólica; sua análise é individualizada, levando em conta seu contexto pessoal de vida. Os sonhos podem oferecer insights valiosos sobre suas emoções, desejos, angústias e comportamentos, enriquecendo e potencializando seu processo terapêutico.

Associação livre, sigilo, escuta psicanalítica e sonhos
Dores emocionais, somatização, vícios e compulsões

Provavelmente, você já ouviu de um profissional de saúde que algumas dores ou doenças físicas têm origem emocional. Chamamos isso de somatização, onde é comum, por exemplo, que sentimentos como ansiedade, estresse e tristeza acumulada se transformem e se expressem através de dores de cabeça, problemas no estômago, fadiga, dermatites e outras reações físicas.

Isso acontece porque nosso corpo e mente estão profundamente conectados e, quando não conseguimos conscientizar e expressar certas emoções dolorosas, o corpo pode manifestá-las como um pedido de socorro para cura. Na terapia, podemos identificar e trabalhar as causas emocionais desses sintomas, ajudando você a lidar com eles de forma mais saudável e, assim, aliviando e eliminando as manifestações físicas.

A terapia psicanalítica pode ser especialmente eficaz para quem sofre com vícios e compulsões. Esses comportamentos muitas vezes funcionam como fuga da realidade, anestesia para dores emocionais, tentativa de preencher um vazio interior e busca por prazer imediato. Nas sessões de terapia, há um espaço seguro para identificar e tratar as emoções que alimentam esses comportamentos destrutivos. É possível transformar dependências e fragilidades em poder pessoal e se reconectar consigo mesmo.

Por meio da análise das suas experiências presentes e passadas, você pode identificar crenças, opiniões hostis e sentimentos de reprovação que impactam sua autoimagem e suas relações. Esse processo de conscientização facilita a construção de uma autoestima mais sólida, além de oferecer ferramentas para lidar com a ansiedade e a depressão, promovendo um espaço onde você pode se sentir ouvido, acolhido e apoiado.

A psicanálise não busca "culpar" ninguém. O foco está em tornar-se sujeito da sua própria história e desenvolver habilidades para entender e lidar com o que foi feito a você, assumindo a responsabilidade pelo que você faz com isso. Esse processo permite que você tome deciões mais conscientes, viva de maneira mais autêntica e seja protagonista da sua própria vida.

Além do tratamento de sintomas imediatos, a psicanálise prioriza e propicia a compreensão estrutural profunda dos sintomas para que a origem da dor seja curada e isso pode acontecer a curto, médio ou longo prazo, o que varia de pessoa para pessoa, pois cada história é única e é tratada como tal. O trabalho terapêutico psicanalítico amplia sua visão de si, auxiliando no desenvolvimento de ferramentas internas para atravessar as dores e usufruir das alegrias da vida.

Autoimagem, autoestima e desenvolvimento pessoal
Na terapia, há trabalho conjunto, processo, construção, apoio, amparo, técnica, presença
e amor.

Quer vivenciar essa transformação comigo através do processo psicanalítico? Posso e quero te ajudar! Me chame no Whatsapp clicando no botão abaixo e agende sua primeira sessão.