Perguntas Frequentes
Qual a diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?
Psiquiatra: Médico especializado em saúde mental. Ele pode diagnosticar, tratar e prescrever medicamentos para transtornos mentais e emocionais. Por ter formação em medicina, está apto a entender a parte biológica das doenças mentais e, em muitos casos, trabalha em conjunto outros profissionais da saúde mental. Necessariamente graduado em medicina com especialização em psiquiatria.
Psicólogo (clínico): Profissional da saúde mental que realiza a compreensão, análise e intervenção terapêutica do comportamento humano e dos processos mentais, utilizando-se de conhecimentos teóricos que podem partir de abordagens diversas. A formação do Psicólogo se dá através da graduação em Psicologia. Não receita medicação.
Psicanalista: Estudam, pesquisam e avaliam o desenvolvimento emocional e os processos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições, com a finalidade de análise, tratamento, orientação e educação; diagnosticam e avaliam os distúrbios emocionais e mentais e de adaptação social elucidando conflitos e questões e acompanhamento o paciente durante o processo de tratamento ou cura; investigam os fatores inconscientes; desenvolvem pesquisas experimentais, teóricas e clínicas que coordenam equipes e atividades de áreas afins. Não receita medicação.
Psicanálise não é uma abordagem da Psicologia, apesar de ser também comumente exercida por profissionais com esta graduação. A Psicanálise é um método de cura e pesquisa independente. A formação em Psicanálise segue princípios, processos e procedimentos definidos pelas instituições de psicanálise reconhecidas nacionais e internacionalmente. É exigido que o profissional tenha ensino nível superior completo, que pode ser diverso, forme-se em uma instituição de psicanálise e cumpra rigorosamente o tripé da psicanálise que consiste em estudo teórico, análise pessoal e supervisão clínica constante. O tripé psicanalítico proporciona uma abordagem abrangente, integrando teoria, prática supervisionada e exploração pessoal na formação de psicanalistas. Isso contribui para o desenvolvimento de profissionais capazes de lidar com a complexidade das questões psíquicas e emocionais de seus pacientes.
